Selection of food for weight loss, copy space

10 alimentos para aumentar a imunidade

A imunidade é um conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores, isto é, doenças e infecções que podem atacar o nosso organismo. Com a baixa imunidade do organismo, a pessoa fica predisposta ao ataque de vírus e bactérias que podem provocar diversas doenças. Por esse motivo, é importante manter uma alimentação saudável e diversificada para evitar a queda do sistema imunitário.

Neste artigo, listamos os principais alimentos que podem ajudar a manter a imunidade. Confira!

1. Frutas cítricas e vegetais ricos em vitamina C

Laranja, acerola, kiwi,  e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Estudos mostram que essa substância estimula a produção de enzimas que reduzem o colesterol e blindam o organismo contra o câncer.

2. Folhas verde-escuras

Além de serem fontes de vitamina C, as folhas verde-escuras, como brócolis e couve, possuem luteína e zeaxantina, que têm ação importante contra a degeneração macular.

3. Alho

Reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. 

4. Alimentos ricos em zinco

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

5. Gengibre

Possui propriedades anti-inflamatórias, além de também ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

6. Iogurte e leite fermentado

São reconhecidos por serem probióticos e possuírem micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

7. Lichia

Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades anti-inflamatórias.

8. Tomate

Fonte de vitamina C e licopeno, o tomate é um forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

9. Pimenta

Fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

10. Castanha-do-pará

Fonte de selênio, a castanha-do-pará tem uma grande capacidade antioxidante, pois neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e retarda o processo de envelhecimento, evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp