x-dicas-para-envelhecer-bem-e-com-saude

8 dicas para envelhecer bem e com saúde

Com a expectativa de vida cada vez maior da população mundial, é importante se preparar para envelhecer bem, de forma tranquila e saudável.  Neste post, separei 8 dicas que ajudarão você a alcançar esse objetivo. Confira!

1. Pratique atividades físicas

Uma vida saudável é baseada em boa alimentação e prática de exercícios físicos. Além de beneficiar a aparência, isso ajuda a prevenir a osteoporose, as doenças cardiovasculares, a depressão e, ainda, melhoram o humor.

2. Mantenha o cérebro ativo

Para evitar a degeneração das funções cognitivas, é importante manter o cérebro ativo. Ler bons livros, brincar com jogos de xadrez, de tabuleiro e videogames, jogar futebol ou outros esportes coletivos, são boas medidas para estimular o raciocínio e a memória.

3. Tenha boas noites de sono

A hora de dormir é um momento importantíssimo para a nossa saúde. Quem dorme pouco, pode sofrer com o envelhecimento do cérebro, pois isso acelera a velocidade do declínio cognitivo. A privação do sono também afeta a concentração e atrapalha o funcionamento do metabolismo.

4. Hidrate-se para envelhecer bem

A água é o nutriente mais precioso que temos no organismo, pois, além de desempenhar importantes funções, como transporte de nutrientes para as células e regulagem da temperatura corporal, ajuda na digestão, protege de infecções e auxilia na eliminação de toxinas. Logo, para manter-se hidratado, beba, pelo menos, dois litros de água por dia, que representam oito copos diários de água.

5. Previna-se de doenças

Mesmo que você adote todas as sugestões citadas anteriormente, de nada adiantará se você não desenvolver o hábito de consultar-se periodicamente com um médico. A realização de check-ups é fundamental para saber como anda o funcionamento do organismo. Além disso, por meio da realização de exames de rotina, é possível descobrir a presença de doenças graves, que só produzem sintomas quando são irreversíveis, como é o caso do câncer e da diabetes.

6. Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação balanceada, rica em fibras e pobre em gordura, é positivo para pessoas de todas as faixas etárias. Porém, à medida que envelhecemos, os benefícios de uma dieta saudável são cada vez maiores e necessários.

7. Evite o consumo abusivo de álcool

O álcool etílico é uma substância que reduz a quantidade de vitamina A no organismo, o que acarreta no aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, ele também provoca danos irreversíveis nas células saudáveis do corpo. Ainda, o consumo abusivo de álcool é um grande obstáculo caso seu desejo seja envelhecer bem. Essa prática é um fator de risco para diversas doenças, tais como hipertensão, diabetes e câncer.

8. Fuja do cigarro

O tabagismo reduz o fluxo sanguíneo, afetando a oxigenação das células e pode favorecer o aparecimento de hipertensão, câncer, insuficiência respiratória, doenças respiratórias, cardiovasculares e problemas neurológicos, como o Mal de Parkinson. Pessoas que fumam têm chances reduzidas de conseguir envelhecer bem. Isso porque o cigarro é composto por mais de 4 mil substâncias altamente tóxicas e que afetam, diretamente, o organismo. Essas são apenas algumas dicas que, caso você siga, ajudarão a envelhecer bem e saudável. Converse com seu médico sobre outras maneiras de alcançar esse ideal.  Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Medicina Integrativa.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp