3

Como a acupuntura atua no tratamento do estresse?

Ainda há muita desconfiança a respeito da eficácia da acupuntura. Contudo, já existem comprovações científicas de que essa terapia chinesa pode produzir muitos benefícios no tratamento de estresse, ansiedade, doenças respiratórias, entre outros. Nesse post, irei abordar a forma como a acupuntura promove a melhora no estado emocional de pacientes estressados. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma técnica milenar de intervenção que integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa. Em suma, essa terapia é realizada por meio de agulhas que são inseridas em pontos específicos do corpo do paciente. Cada um dos pontos corresponde a uma região do cérebro. A acupuntura considera a existência de uma rede de transmissão de energia em nosso corpo, que a distribui de forma equilibrada entre tecidos, órgãos, músculos, vísceras, tendões e ossos.  Quando há alguma falha nessa distribuição, ocorre um desequilíbrio, o que provoca as dores, distúrbios e doenças que acometem os seres humanos. A aplicação das agulhas promove o retorno do equilíbrio da energia do paciente, melhorando essas condições. A acupuntura é um tratamento não invasivo, seguro e sem efeitos colaterais, apresentando benefícios já após a primeira sessão. Além disso, é indicada para tratar ansiedade, estresse, depressão, alterações hormonais, doenças em geral, insônia, entre outros.

A acupuntura no tratamento do estresse

O método consiste em inserir agulhas finas em locais específicos do corpo para promover o alívio de um determinado sintoma. Ao serem inseridas, se conectam com o sistema nervoso e liberam diferentes tipos de substâncias, como a endorfina, dopamina e a serotonina. Essas substâncias são responsáveis pelas sensações de bem-estar, alegria e prazer. Assim, quando liberadas no organismo, possuem ação calmante, analgésica e antidepressiva. Em consequência disso, o estresse vai embora. O tratamento por meio da acupuntura também atua nos neurotransmissores que produzem os sintomas comuns em pessoas estressadas, tais como, ansiedade, irritabilidade, apatia, dificuldade de concentração, distúrbios do sono e depressão. O organismo de uma pessoa estressada fabrica mais hormônio cortisol do que deveria. Quando a acupuntura é realizada para tratar esse problema, o objetivo é equilibrar as glândulas suprarenais, responsáveis pela produção de cortisol. O tratamento do estresse através dessa técnica chinesa é satisfatório e não produz efeitos colaterais relevantes. Na maioria dos casos, bastam uma ou duas aplicações semanais das agulhas e o paciente já percebe os efeitos após a primeira sessão. A acupuntura também auxilia na melhora de pacientes que já apresentam um quadro de depressão e ansiedade, fazendo com que reduzam as doses necessárias dos medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. Com essa diminuição dos medicamentos, o paciente tem o sono regularizado, melhora o seu humor e deixa de sofrer com os efeitos colaterais dos antidepressivos, tais como, náuseas e vômitos, sonolência, constipação, boca seca e ganho de peso. Os resultados podem ser ainda melhores quando o tratamento associa as sessões de acupuntura com o acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico.  Agora você já entendeu como a acupuntura atua no tratamento do estresse e como ela pode beneficiar os pacientes. Está interessado? Então, procure um acupunturista para saber como iniciar. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp