Portrait of beautiful african american woman smiling and looking away at park during sunset. Outdoor portrait of a smiling black girl. Happy cheerful girl laughing at park with colored hair band.

Como aumentar a longevidade e viver com saúde?

Os índices de expectativa de vida têm aumentado exponencialmente na população mundial. Um dos principais responsáveis por esse aumento é a evolução da medicina. Porém, não basta alcançar a longevidade se ela não for vivida de forma plena e com saúde. E então, surge a pergunta: como viver uma vida longa e saudável? Pode não ter uma resposta simples para esse questionamento, mas a adoção de alguns hábitos sadios iniciados antecipadamente, podem permitir uma vida tranquila.  Para ajudar você nessa missão, separei algumas dicas de bons hábitos que podem promover um envelhecimento com saúde.

Beba a quantidade de água necessária

O hábito de beber água é fundamental para evitar doenças e distúrbios que surgem com o passar dos anos. Nosso corpo é constituído de até 60% de água, sendo o nutriente mais abundante do organismo. Apesar de ser algo de conhecimento da população, a ingestão adequada de água ainda não entrou na rotina das pessoas. O ideal é se hidratar à medida que você nunca sinta sede durante o dia.  Também é importante mencionar que nem todo líquido desempenha o mesmo papel que a água em seu estado puro. Sucos e refrigerantes, apesar de serem compostos de água, não oferecem nem a metade dos benefícios promovidos pela ingestão dela.

Alimentação com os nutrientes adequados

A primeira dica sobre a alimentação é evitar, ou eliminar da sua rotina, a ingestão de produtos industrializados, tais como, químicos, corantes, farináceos e alergênicos.  O consumo de carboidratos deve ser adequado à sua necessidade diária. Assim, pães, massas e biscoitos açucarados ou muito salgados precisam ser evitados. A alimentação primitiva é o melhor exemplo que temos para ingerir alimentos que forneçam uma longevidade saudável. Então, dê preferência aos alimentos que são fornecidos pela natureza, que podem ser plantados ou caçados.

Controle o estresse

No mundo moderno, o estresse é o principal inimigo da saúde. As pessoas que vivenciam uma rotina de comportamentos estressantes, seja na escola, no trabalho ou em casa, fazem com que ocorram respostas inadequadas do organismo. Como é impossível controlar as ações de outras pessoas e os outros fatores externos, você precisa “alimentar-se” de pensamentos positivos e de hábitos que não afetem a sua paz.  O que poucas pessoas sabem é que também existe o estresse metabólico. Esse tipo é causado pela continuidade de maus hábitos, tais como, o fumo, sedentarismo, desidratação e má qualidade do sono. Por mais que você não seja influenciado por fatores externos, a prática de comportamentos não saudáveis expõe o seu organismo ao estresse provocado por fatores internos.

Tenha um sono de qualidade

Evite o excesso de esforço físico ou mental antes de dormir, pois podem fazer com que você tenha dificuldades para pegar no sono e, consequentemente, perca horas importantes do seu descanso. O sono reparador é o principal remédio do organismo, pois é enquanto dormimos que nosso corpo executa algumas da funções mais importantes, como por exemplo, consolidação da memória, produção de hormônios e reparação de danos celulares. Algumas boas práticas são tomar um banho quente relaxante, usar roupas confortáveis e evitar se expor excessivamente à luz de dispositivos eletrônicos.

Pratique atividades físicas regularmente

Nosso corpo foi desenvolvido para permanecer em movimento. Por isso, a prática de atividades físicas é uma das formas mais eficientes de prevenir doenças e para obter a longevidade com saúde. Porém, isso não significa que você precisa se submeter a exercícios físicos extenuantes, de alta intensidade e por longos períodos. O ideal é ter uma rotina de  atividades que seja moderada e equilibrada. O acompanhamento de um profissional é importante para o que o impacto das atividades possa ser medido. Coloque em prática essas dicas e consiga alcançar o tão sonhado desejo de viver com longevidade e com saúde. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre medicina integrativa.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp