beautiful happy girl with closed eyes practicing yoga in lotus position in bedroom in the morning

Como prevenir doenças sem tomar remédio?

Com uma rotina de vida cada vez mais agitada e estressante, ficamos cada vez mais suscetíveis a doenças e, simultâneamente, mais dependentes de medicamentos. Entretanto, é possível prevenir doenças sem necessitar da assistência dos fármacos. Quer saber como? Basta ler esse artigo até o final. Porém, é importante esclarecer que o texto é uma sugestão para prevenção. Caso já haja uma doença pré-existente, você deve seguir as orientações médicas.

Diminua a ingestão de gorduras e sal

O excesso de gordura e de sal no organismo são fatores com alto potencial para ocasionar doenças. Alimentos gordurosos estão associados à formação das placas nas artérias, desenvolvendo o quadro de aterosclerose. Por isso, evite o consumo desses produtos, principalmente, aqueles compostos de gorduras trans e saturadas, pois são os maiores responsáveis por causar as doenças coronarianas. O sal é importante na alimentação, pois realça o sabor dos alimentos. O seu excesso é que é prejudicial. Isso porque pode causar a elevação da pressão arterial.  Para evitar esses itens, prefira a ingestão de frutas, legumes, verduras, grãos, cereais integrais e carnes magras. Assim, você diminui as chances de doenças cardiovasculares.

Controle o peso corporal

A obesidade é um fator de risco presente na lista de inúmeros tipos de doenças, principalmente, as cardiovasculares. Quando o excesso de peso é combinado com um quadro de diabetes ou hipertensão, os riscos são ainda maiores. Além das doenças, o excesso de peso também é muito prejudicial à qualidade de vida das pessoas. Para prevenir doenças causadas pela obesidade, tenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas.

Tenha boas noites de sono

O sono é um momento importantíssimo para o organismo, pois é a hora em que várias funções são executadas. Além disso, é a etapa em que as memórias são consolidadas e novas lembranças são formadas. Uma rotina de noites mal dormidas pode desencadear algum distúrbio neurológico e favorecer o surgimento de alguns fatores de risco para outras doenças, tais como, estresse, colesterol alto e sedentarismo.

Evite o tabagismo

De acordo com o estudo realizado pela WHO (World Health Organization), a cada ano morrem cerca de 4,9 milhões de pessoas no mundo em decorrência do consumo do tabaco. Essas mortes são provocadas pelas várias patologias que surgem em função do tabagismo. Além disso, quem fuma pode aumentar em 20 vezes as chances de adquirir uma doença cardiovascular ou um tipo de câncer. O cigarro contém mais de quatro mil substâncias excessivamente tóxicas ao organismo, o que explica esse alto índice de mortalidade. Evitar o tabaco é uma medida fundamental para prevenir doenças. Quando um fumante deixa de fumar por um ano, os risco de ser acometido por uma patologia reduzem aos mesmos de um não fumante.

Não consumo álcool em excesso

O álcool é o principal agente causador de doenças hepáticas. Essa afirmação não é uma novidade. Porém, essa substância é prejudicial a todo o organismo. O consumo abusivo de álcool pode, por exemplo, causar um infarto ou uma arritmia.

Controle o estresse

O estresse é responsável por causar várias alterações no corpo, pois estimula a produção do hormônio cortisol. O excesso dessa substância favorece o aparecimento de doenças psico-fisiológicas e de problemas do coração. Adotando todas essas dicas, é bem provável que você não precise de remédios para viver uma vida longeva e saudável, pois são maneiras eficazes de prevenir doenças. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre medicina integrativa.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp