2

Conheça os tipos de acupuntura

Decerto, todos os tipos de acupuntura visam melhorar a saúde e o bem-estar através de estímulos corporais. No entanto, há várias maneiras de fazer acupuntura, ao passo que, cada uma delas é destinada a um tipo de patologia, dor crônica e até mesmo para promover saúde mental. Recentemente, a acupuntura tornou-se popular nos países ocidentais, onde é classificada como uma medicina complementar e alternativa. Nem todos os tipos de acupuntura utilizam agulhas no corpo. No entanto, todos realizam estímulos em determinados pontos da pele. Sendo assim, este artigo visa te ajudar a conhecer alguns tipos de acupuntura.

Acupuntura Clássica

Primeiramente, comecemos com o tipo tradicional, realizado de forma sistêmica. Ou seja, trata-se da inserção de finas agulhas na pele, feita em diferentes profundidades e locais. Sua aplicação tem por objetivo estimular diversas áreas do corpo, fazendo com que o fluxo de energia elimine doenças e alivie dores.

Eletroacupuntura

Igualmente, a eletroacupuntura também realiza o estímulo de determinadas zonas do corpo, no entanto, o faz por meio de impulso elétrico. Agulhas também são usadas, porém, em pontos específicos. Desta forma, os estímulos serão alternados, uma vez que as agulhas estão em um aparelho que gera impulsos elétricos constantes. Assim, a eletroacupuntura possibilita esses estímulos por mais tempo, com intensidade estável. Esse tipo é indicado para aliviar dores pós-cirurgias, doenças cefálicas, hérnia de disco ou tensões musculares. Para quem deseja fazer e tem receio, saiba que os impulsos elétricos não causam dor.

Acupressão

Como o nome sugere, a Acupressão é uma forma de acupuntura onde o estímulo é realizado por pressão nos dedos. Ela é feita tanto nos dedos dos pés, quanto nas mãos, sem o uso de agulhas. Esse tipo de acupuntura é muito indicada para bebês e crianças, uma vez que possui menor intensidade. Além disso, ela se assemelha a acupuntura clássica, pois é utilizada para tratar doenças leves e aliviar a dor.

Moxibustão ou Moxabustão

O tratamento por acupuntura Moxibustão faz a combustão de uma erva da China chamada Artemisia Vulgaris (moxa). Sendo assim, o método consiste em estimular os pontos do corpo por meio do calor que a queima da moxa produz. Para tal, é feita a prensa da erva, que é aplicada em várias regiões do corpo. Esse método tem a finalidade de aliviar dores. Além disso, mesmo usando o calor, é surpreendentemente seguro e simples.

Acupuntura auricular

Decerto, muito conhecido, esse método de acupuntura realiza estímulos nos pontos de energia da orelha, visto que a orelha tem centenas de pontos que estão ligados ao funcionamento dos órgãos do corpo. Sendo assim, estimular esses locais traz equilíbrio para todo o organismo. Para realizar a acupuntura auricular, o médico fará os estímulos por agulhas ou sementes e o estímulo é enviado para parte do corpo “com problemas”.

Cupping

Essa é uma técnica que utiliza a pressão negativa nos locais de acupuntura para liberação do fluxo de sangue. Diferentemente das agulhas, os objetos usados são jarras ou xícaras, que são levemente aquecidas. Assim, a pressão negativa fará a sucção da pele e músculo, o que promove a circulação do sangue. Por fim, ainda há outros tipos de acupuntura praticadas no mundo inteiro. No entanto, essas são algumas das mais conhecidos. Por isso, não tenha receio em procurar um médico para orientação de qual delas realizar, se houver necessidade. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp