Fisioterapia esportiva: como ela ajuda o atleta profissional e amador?

Se você é fã de futebol, então, já deve ter visto o dia a dia dos jogadores com lesões, ou que estão em treinamento contínuo para melhora do desempenho físico. Por trás dessas cenas temos o fisioterapeuta, especialista em fisioterapia esportiva.

Na rotina do futebol, e de outros esportes de contato e alta performance, é comum que os times tenham um profissional de fisioterapia dedicado exclusivamente ao clube. Por isso, ele faz viagens e acompanha de perto a rotina de jogos e treinamentos.

Mas, não é somente nos esportes profissionais que o fisioterapeuta esportivo atua. Continue a leitura para conhecer melhor a atuação desse especialista.

O que faz o profissional de fisioterapia esportiva?

Como dissemos acima, muitos fisioterapeutas atuam lado a lado com atletas profissionais. Por outro lado, o fisioterapeuta esportivo também trabalha com atletas amadores e a nível clínico.

Nesse sentido, ele oferece conhecimento sobre a prática de esportes, reabilitação de lesões e treinamento para a melhora do desempenho físico.

Conheça cada uma das funções da fisioterapia esportiva, a seguir.

1# Alívio das dores

O fisioterapeuta especializado em esportes tem conhecimento necessário para a oferta de tratamento para a dor causada por lesões esportivas. Isso vai desde compressas quentes, terapia com água, acupuntura, etc.

2# Prevenção de lesões

Atletas profissionais devem ter uma rotina de exames com um fisioterapeuta esportivo. Ele pode identificar alterações ou fraqueza musculoesquelética, que pode gerar uma lesão no futuro. Com isso, é feito um plano personalizado para o desenvolvimento de força, que ajuda a prevenir quaisquer intercorrências durante a prática esportiva.

3# Atendimento personalizado

Com um atendimento individualizado, o fisioterapeuta poderá criar um plano de exercícios para o fortalecimento dos ossos, músculos, ligamentos ou articulações, a depender da necessidade do atleta.

Com isso, é possível atingir a capacidade física total, bem como a melhora do desempenho esportivo e prevenir lesões.

4# Tratamento de lesões

Quando uma lesão esportiva acontece – que nem sempre pode ser evitada -, o fisioterapeuta tem um importante papel na recuperação do atleta. Com um plano de exercícios individual, o especialista ajuda o atleta a se recuperar de forma mais rápida, respeitando o nível de gravidade do trauma.

5# Treinamento respiratório

Se a necessidade do atleta é melhorar a resistência e o condicionamento físico, o fisioterapeuta tem muito o que contribuir. O especialista é capaz de propor treinamento cardiopulmonar para melhorar a respiração e o condicionamento cardíaco.

6# Flexibilidade muscular e articular

A prática de exercícios de alto desempenho leva os músculos, ossos e articulações ao limite. Com isso, é importante preparar o corpo para aguentar a alta carga de energia. Nesse caso, uma gama de treinamentos fisioterápicos promovem a capacidade muscular e articular. Com isso, o atleta ganha em flexibilidade e menor chance de sofrer lesões durante a atividade física.

Viu como é importante ter o apoio de um profissional em fisioterapia esportiva?