Por que devo fazer acupuntura com um médico?

Compartilhe

A acupuntura é uma modalidade que faz parte do sistema da medicina chinesa. Os chineses antigos descobriram que o corpo é composto por canais energéticos distintos chamados meridianos, que estão associados aos órgãos do corpo. Logo, ao estimular esses meridianos em pontos específicos com agulhas (acupuntura), bem com pelo toque (acupressão), o corpo pode ser trazido de volta ao equilíbrio e harmonia. Assim sendo, a acupuntura ganhou popularidade crescente no último século em todo o mundo e agora é acessível a quase todos. Contudo, o que muitas pessoas não percebem é que a acupuntura pode beneficiar a todos, uma vez que trata praticamente todas as condições médicas. Além do que, é excelente para ajudar a manter um alto nível de saúde quando usada preventivamente. Entretanto, para o sucesso do tratamento é imprescindível contar com profissionais especializados. Saiba mais!

A acupuntura promove relaxamento

Inegavelmente, no mundo de hoje, é raro encontrar um paciente que não esteja “estressado”. Inclusive, quase todas as pessoas sentem que não há horas suficientes no dia para atender às demandas de trabalho, família e autocuidado. Consequentemente, isso resulta na maioria de nós operando em um estado de estresse crônico, que não só parece horrível, mas é realmente muito prejudicial para o corpo. Dessa forma, a acupuntura é uma das melhores maneiras de relaxar o sistema nervoso e promover um estado de calma e relaxamento. Decerto, a maioria dos pacientes desfruta de um estado de relaxamento profundo durante e após as visitas à acupuntura, já que, geralmente caem em um sono tranquilo.

A técnica pode diminuir a dor musculoesquelética

Atualmente, a acupuntura é uma das melhores opções a serem consideradas para dor aguda e crônica nas costas. Além disso, a técnica que é usada com grande sucesso em pacientes com dor e em recuperação após lesões, pré e pós-cirurgia, bem como após acidentes. De fato, existem várias maneiras pelas quais a acupuntura ajuda a diminuir a dor e promover a recuperação dos tecidos, incluindo:

  • sinalizando seu corpo para liberar substâncias químicas moderadoras, chamadas endorfina e encefalina;
  • aumento do fluxo sanguíneo para o tecido circundante, no intuito de trazer nutrientes, oxigênio, hormônios e produtos químicos para aumentar o processo de cicatrização;
  • estimula a liberação de compostos anti-inflamatórios naturais que diminuem a dor e promovem a cura.

A acupuntura pode tratar dores de cabeça

Dores de cabeça, por exemplo, podem ser incapacitantes para aqueles que sofrem com esse mal. Aliás, muitos pacientes que sofrem de dores de cabeça crônicas estão sob os cuidados de neurologistas e continuam passando pelas dores mesmo em tratamento médico convencional. Ao passo que a acupuntura é uma excelente terapia para esses casos. Inclusive, é normal que seja tratado com grande sucesso pacientes com enxaqueca, dores de cabeça tensionais e dores de cabeça causadas por hormônios.

É preciso buscar unicamente médicos?

Conforme se desenvolvem os estudos sobre a prática da acupuntura, mais e mais benefícios vão sendo descobertos, o que ajuda pacientes de todos os cantos a se livrarem de problemas que os acompanhavam há tempos. Entretanto, para um acompanhamento assertivo e adequado, não é possível deixar a prática da técnica nas mãos de qualquer pessoa. Sendo assim, é imprescindível buscar unicamente médicos para realizar acupuntura. Afinal, uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, criou uma espécie de “reserva de mercado” na acupuntura nacional. Com isso, ficou definido que em todo território nacional, somente médicos poderão praticar esse tipo de medicina oriental. Até a decisão, que ocorreu em 2012, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e até psicólogos ou fonoaudiólogos eram habilitados a realizar o procedimento. Em outros países, profissionais da saúde em geral ainda podem realizar as técnicas, entretanto, o entendimento pelos órgãos nacionais é que somente médicos podem realmente identificar os problemas dos pacientes, encaminhá-los e realizar os tratamentos mais adequados, de acordo com o quadro clínico. Em suma, não permita que seu corpo e saúde estejam nas mãos de quem não está apto para o trabalho. Afinal, estes profissionais estudaram muito para fazer o melhor por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top