Acupuntura

A acupuntura é uma prática milenar, e foi usada em muitos lugares, por exemplo, na Grécia e na Índia na antiguidade.

Entretanto, foi na China que a acupuntura foi muito mais praticada e desenvolvida. Na Idade Média, a Medicina Tradicional Chinesa já era famosa, e uma de suas especialidades era a Acupuntura.

A Acupuntura se desenvolveu muito na China e ao longo de 30 séculos foram-se acumulando enormes experiências práticas e técnicas sobre a medicina, tais como: a etiologia, a fisiopatologia, diagnóstico e o tratamento.

A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo e pode ser de uso isolado ou integrado com outros recursos terapêuticos da MTC ou com outras formas de cuidado.

A medicina tradicional chinesa (MTC) é uma abordagem terapêutica milenar, que tem a teoria do yin-yang e a teoria dos cinco elementos como bases fundamentais para avaliar o estado energético e orgânico do indivíduo, na inter-relação harmônica entre as partes, visando tratar quaisquer desequilíbrios em sua integralidade. A MTC utiliza como procedimentos diagnósticos, na anamnese integrativa, palpação do pulso, inspeção da língua e da face, entre outros; e, como procedimentos terapêuticos, acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, plantas medicinais, práticas corporais e mentais, dietoterapia chinesa. Para a MTC, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece, aos estados-membros, orientações para formação por meio do Benchmarks for Training in Traditional Chinese Medicine.

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha – onde todo o organismo encontra-se representado como um microssistema – por meio de agulhas, esferas de aço, ouro, prata, plástico, ou sementes de mostarda, previamente preparadas para esse fim. A auriculoterapia chinesa faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas que tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas. Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura sistêmica (corpo) que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países e tem sido amplamente utilizada na assistência à saúde.

Como já mencionado, a Acupuntura se desenvolveu muito na China e ao longo de 30 séculos foram-se acumulando enormes experiências práticas e técnicas sobre a medicina, tais como: a etiologia, a fisiopatologia, diagnóstico e o tratamento.

A partir da década de 50, visando o aperfeiçoamento, o governo da chinês incentivou mestres da Medicina Tradicional Chinesa a frequentar cursos médicos nas faculdades de medicina convencional, como também faziam a divulgação do curso de Acupuntura para os médicos convencionais.

Simultaneamente, desde aquela época, as pesquisas experimentais em modelos animais e pesquisas clínicas foram incentivadas. A Acupuntura seguiu por um campo científico e mais respeitado, tornando-se uma das terapias integrativas complementares muito utilizadas em todo o mundo.

Em uma fase do desenvolvimento das terapias complementares, a Acupuntura só deveria ser praticada por médicos e sua aprendizagem somente era realizada nas faculdades de medicina tradicional, nas faculdades de medicina ocidental e nos hospitais ligados a estas.

Muito importante saber que hoje, temos as pós graduações que habilitam profissionais da saúde a praticarem a acupuntura como  Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e Veterinária, legalmente habilitadas por seus Conselhos de classe.

FISIOTERAPEUTAS: a Acupuntura é uma das áreas de atuação dos fisioterapeutas. Por exemplo, já foi comprovada a eficácia da Acupuntura no tratamento da fibromialgia e  na prevenção e tratamento de disfunções do assoalho pélvico.

BIOMÉDICOS: a Acupuntura é uma habilitação da Biomedicina desde a década de 1980. O biomédico acupunturista Marcos Antonio de Queiroz Junior diz que “O biomédico habilitado em acupuntura possui em sua formação os fundamentos da medicina tradicional chinesa e da medicina ocidental, estando apto para promover o tratamento por acupuntura, realizar o diagnóstico bioenergético de seus pacientes e encaminhá-los a outros especialistas quando necessário, atuando no tratamento de dores e inflamações, redução de estresse, ansiedade e de vários outros sintomas, trazendo assim equilíbrio e bem-estar ao nosso organismo”.

PREPARADORES FÍSICOS: a Seleção Brasileira de Futebol Sub-20 incluiu a Acupuntura na preparação dos atletas na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. Muitas outras seleções e equipes de futebol e vôlei têm feito o mesmo. Em 2013, Ronaldinho Gaúcho falou sobre a importância da Acupuntura para auxiliar na recuperação da lesão muscular. A reportagem do Globo Esporte começa assim: “Mesmo com todo aparato médico e tecnológico disponível no futebol moderno, Ronaldinho Gaúcho tem recorrido a uma técnica milenar da medicina chinesa para se recuperar da ruptura muscular na coxa esquerda: a acupuntura”.

TERAPEUTAS OCUPACIONAIS: o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) esclarece que o exercício da Acupuntura pelos terapeutas ocupacionais exige que estes tenham domínio de competências, como realização de consulta terapêutica ocupacional; anamnese; solicitação e realização de interconsulta e encaminhamento; avaliação das funções tegumentares, sensório-perceptivas e de dor, articulares e viscerais, neurovegetativas, constituição física e tipológica, qualidade de vida; identificação de alterações e distúrbios energéticos em meridianos e da ausência da homeostasia; aplicação de testes e exames em Acupuntura.

FARMACÊUTICOS: o farmacêutico pode optar pela carreira de farmacêutico acupunturista. A Resolução 710, de 30 de Julho de 2021, dispõe sobre as atribuições do farmacêutico nas práticas integrativas e complementares, no âmbito da medicina tradicional chinesa.

DENTISTAS: a Acupuntura pode ser adotada como terapia complementar nos diferentes estágios do tratamento odontológico. Um dos muitos usos da Acupuntura pelo dentista é no tratamento do bruxismo e na diminuição da ansiedade e do medo que muitos têm ao fazer um tratamento odontológico. Pesquisas indicam que, no Brasil, 15% a 20% dos pacientes adultos têm medo de ir ao dentista.

PSICÓLOGOS: no artigo sobre Psicologia e Acupuntura, Celia Vectore escreve sobre a importância do conhecimento da Acupuntura pelo profissional de Psicologia e descreve aplicações da Acupuntura no tratamento dos transtornos psicológicos. Em relação ao tratamento da depressão, por exemplo, ela escreve: “Constata-se um grande interesse de pesquisadores da área de Psicologia em investigar a efetividade da terapêutica com acupuntura em relação a tais desordens e a outras, de natureza eminentemente emocional”. Em seguida, ela lista estudiosos que já “mostraram a eficácia da acupuntura no tratamento de episódios depressivos e ansiedade generalizada”.

NUTRICIONISTAS: o objetivo da Acupuntura na nutrição é trazer uma melhora na qualidade do atendimento dos pacientes, uma vez que muitos que procuram emagrecer têm algum tipo de transtorno psicológico, como ansiedade, por exemplo. A Acupuntura é uma importante aliada nesse tipo de tratamento. Ela promove também um reequilíbrio energético que pode reduzir o estresse e diminuir a fome.

VETERINÁRIOS: a Acupuntura veterinária é uma área fascinante que tem crescido muito em todo o país. Cada vez mais as pessoas investem no bem-estar dos seus bichos de estimação, e o uso da Acupuntura é cada vez mais frequente para o tratamento de doenças ou alívio da dor após procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

BIOMÉDICOS E FARMACÊUTICOS ESTETAS: a Acupuntura tende a ser cada vez mais usada na área de estética. Chamada de Acupuntura Estética, a técnica consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

Rolar para cima