Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa é uma abordagem  clínica orientada para a cura (healing) tendo como foco o cuidado do paciente como um todo – mente, corpo espírito e estilo de vida.

Nossa abordagem – “como podemos servi-lo?”

Como já mencionado, a Medicina Integrativa analisa e observa o paciente em todos os seus aspectos, enfatiza a necessidade de acolher a pessoa como um todo: incluindo corpo, mente e espírito. A equipe integrativa precisa ouvir, ter tempo, estar disponível para conhecer a história pessoal do paciente, biologia, estilo de vida e mesmo necessidades para poder mediante todos esses parâmetros, determinar a pesquisa de parâmetros bioquímicos e de imagens (RX, Ultrasson, etc) quando necessários, para fazer um quadro geral e dar um diagnóstico correto e objetivo.

A Medicina Integrativa valoriza os avanços da medicina moderna mas ao mesmo tempo, respeita a longa história da medicina tradicional, complementar e dos sistemas médicos orientais. Une o que há de melhor em ambas as medicinas sempre com base em evidências científicas. leia – Bases científicas da Medicina Integrativa .

A Medicina Integrativa analisa e observa profundamente o paciente em todos os seus aspectos.

A medicina integrativa valoriza os avanços da medicina moderna mas ao mesmo tempo, respeita a longa história da medicina tradicional, complementar e dos sistemas médicos orientais. Une o que há de melhor em ambas as medicinas sempre com base em evidências científicas.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Resumidamente podemos explicar como é o atendimento integrativo de nossa clínica:

A equipe integrativa geralmente tem um médico, um farmacêutico de base e outros profissionais da área de saúde de suporte. Utiliza todas as práticas médicas convencionas e integrativas quando necessário e medicamentos alopáticos, mais uma vez, medicamentos participante das PICs Praticas Integrativas Complementares como homeopatia, ozonioterapia, acupuntura entre outros.

É feita toda uma anamnese completa. (Anamnese Integrativa).

Examina-se os exames caso o paciente já tenha alguns exames históricos.

Traça-se um esboço geral.

Solicita-se os exames necessários e, o paciente retorna após os resultados estarem prontos para a avaliação bioquímica/celular de todos os seus exames.

Só então, os encaminhamentos, medicações e procedimentos são recomendados.

Como se pode imaginar, não existe uma primeira consulta integrativa com menos de 1 hora.
O paciente não é mais um desconhecido para a equipe. A equipe não é mais desconhecida para o paciente.
O paciente é um ser humano na sua totalidade: corpo – mente e espírito.
Na Medicina Integrativa, o paciente passa a fazer parte da equipe e, também passa a ser um agente responsável por sua melhora.

Por percebermos a grande necessidade de esclarecimentos e orientações, faremos muitos artigos, vídeos e lives onde falaremos muito mais sobre essa MEDICINA INTEGRATIVA, sobre as PICs, Praticas Integrativas Complementares, medicina regenerativa, imunidade, e muitos outros temas importantes. além de apresentarmos muitos profissionais de “verdade”.

Dr. Lauro Marubayashi e Dra Célia Wada

Anamnese Integrativa

A Anamnese Integrativa é a forma de anamnese utilizada na Medicina Integrativa.

A Medicina Integrativa enfatiza a necessidade de acolher a pessoa como um todo: incluindo corpo, mente e espírito. A equipe integrativa precisa ouvir, ter tempo, estar disponível para conhecer a história pessoal do paciente, biologia, estilo de vida e mesmo necessidades para poder mediante todos esses parâmetros, determinar a pesquisa de parâmetros bioquímicos e de imagens (RX, Ultrasson, etc) quando necessários, para fazer um quadro geral e dar um diagnóstico correto e objetivo.

Na Anamnese Integrativa, o profissional (ou a equipe de profissionais) da saúde precisa saber ESCUTAR. Escutar é receber uma informação, sem tentar adivinhar, interromper, julgar  ou concluir o pensamento alheio. É deixar fluir e respeitar o que o paciente tem para falar, lembrar, relembrar e questionar.

Na Anamnese Integrativa, o profissional (ou a equipe de profissionais) da saúde precisa saber usar o SILÊNCIO.

Silêncio e tempo para ouvir são peças fundamentais dessa prática. É esse processo de internalização e entendimento das informações que permite que o preenchimento da ficha de anamnese integrativa seja assertiva.

Um roteiro de perguntas pré-estabelecido auxilia e orienta na coleta e organização dessas informações.

Por meio da aplicação dessa metodologia há mais propensão à interpretação e análise dos fatos, deixando para trás julgamentos,  equívocos perante o caso apresentado e se obtém uma visão ampla do porquê do quadro atual.

Nesse ponto onde já se conhece o paciente mais a fundo, é o momento de avaliar o motivo pelo qual ele procurou um profissional da área de saúde.

Nesse ponto onde já se conhece o paciente mais a fundo, é o momento de verificar quais os caminhos a serem seguidos.

Resumidamente podemos explicar como é o atendimento integrativo no INSTITUTO CADOR: A equipe integrativa geralmente tem um médico, um farmacêutico de base, presencial ou de suporte e outros profissionais da área de saúde de suporte. Utiliza todas as práticas médicas convencionas e integrativas quando necessário e  medicamentos alopáticos, mais uma vez, medicamentos participante das PICs Praticas Integrativas Complementares como homeopatia, ozonioterapia, acupuntura  entre outros.

É feita toda uma anamnese completa. Examina-se os exames caso o paciente já tenha alguns exames históricos. Traça-se um esboço geral. Solicita-se os exames necessários e, o paciente retorna após os resultados estarem prontos para a avaliação bioquímica/celular de todos os seus exames. Só então, os encaminhamentos, medicações e procedimentos são recomendados.

Como pode se imaginar, não existe uma primeira consulta integrativa com menos de 1 hora.

O paciente não é mais um desconhecido para a equipe. A equipe não é mais desconhecida para o paciente.

O paciente é um ser humano na sua totalidade: corpo – mente e espírito.

Na Medicina Integrativa, após essa anamnese, o paciente passa a fazer parte da equipe e, também passa a ser um agente responsável por sua melhora.

Como já dissemos acima, por percebermos a grande necessidade de esclarecimentos e orientações, faremos muitos artigos, vídeos e lives onde falaremos muito mais sobre essa MEDICINA INTEGRATIVA, sobre as PICs, Praticas Integrativas Complementares, medicina regenerativa, imunidade, e muitos outros temas importantes. além de apresentarmos muitos profissionais de “verdade”.

Se tiver qualquer dúvida, fale conosco, teremos imenso prazer em te atender.

Dr. Lauro Marubayashi / Dra. Célia Wada

Rolar para cima