Síndrome Pós COVID – Sintomatologias Difusas

Síndrome pós COVID – COVID longa.

Na COVID19, mesmo após a recuperação do paciente, o vírus ainda pode deixar sequelas durante semanas, meses e até um tempo indeterminado: é a chamada síndrome pós-Covid, caracterizada por problemas de saúde crônicos que persistem após o tratamento da infecção aguda, mesmo quando os testes para o vírus no paciente retornam negativos. Para esses sintomas, também são dados o nome de Covid longa.
Esses sintomas também vem sendo observados em pacientes onde a patologia foi muito branda e, até mesmo, não confirmada.
Outro fato a ser observado é que esses sintomas podem apresentar flutuações e recaídas ao longo do tempo, incluindo a possibilidade de reaparecerem após a recuperação inicial de um episódio agudo de Covid-19, ou de persistirem desde a doença inicial.

Em continuidade a sua missão de minimização da dor para obtenção da de saúde e da qualidade de vida, o Instituto CADOR passou a praticar a Medicina Integrativa.

Através da cultura médica maior da qual faz parte, está adotando e implementando suas estratégias terapêuticas. Reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida de todos com melhores resultados que são alcançados através da abordagem integrativa onde profissionais combinam seus conhecimentos no serviço de facilitar a saúde na complexidade da vida das pessoas.

Dessa forma, também, estamos atuando frente a atual “pandemia do século” COVID 19. Tratamos e acompanhamos  todas fases do COVID19, assim como, preconizamos sistemas de aumento de imunidade, não apenas frente ao SARSCoV2 mas sim, frente a todos os milhões de microorganismos que fazem parte de nossa comunidade.

Nesse artigo, vamos falar sobre COVID longo,  um assunto que tem atrapalhado muito a qualidade de vida das pessoas, também chamada de síndrome pós COVID. Essa metodologia também se aplica a pacientes com reações pós vacina. O que é classificado por alguns como Covid crônica, é uma conotação bastante falha mas, também tem sido muito utilizada. Trata-se também de uma condição bastante autolimitante, com duração, aparecimento e sintomatologia variável.

Em resumo, aqui atendemos toda essa gama de pacientes com grandes e variadas patologias que apresentando, o que denominamos de SINTOMATOLOGIA DIFUSA.

A SINTOMATOLOGIA DIFUSA pode ser proveniente que qualquer uma dessas reações ou ações iniciais. Essa Sintomatologia Difusa vai desde pequenos cansaços quanto estados de total prostração, dores, fadiga muscular, dores diversas, problemas oculares, circulatórios, memoria lenta, estados de depressão, aparecimento de erupções cutâneas, micoses, entre vários outros que podem se apresentar sozinhos ou em múltiplos sintomas concomitantes.

Avaliamos o estado geral, através de uma anamnese detalhada. Analisamos exames anteriores, propomos exames atuais, elucidativos e direcionados para a principal suspeita clínica. Analisamos todos os resultados dos parâmetros obtidos de forma integrativa e, propomos as opções de tratamento.

Fazemos o acompanhamento completo.

Temos Nutricionistas especializadas em nutrição para desinflamação, controle de diabete, nutrição funcional, complementação e suplementação nutricional, de acordo com a necessidade do paciente e, sempre lembrando que ALIMENTAR NEM SEMPRE É NUTRIR. O organismo precisa estar nutrido para poder exercer corretamente todas as suas atividades.

Cada paciente, um tipo de atendimento:

Conforme o próprio nome diz, a SINTOMATOLOGIA é extremamente DIFUSA e para cada em cada paciente é necessário um tipo de atendimento e acompanhamento

As pessoas são diferentes, assim com suas necessidades também o são.

Para cada tipo de paciente, para cada tipo de sintomatologia, um protocolo necessita ser seguido. Essa é a especialidade do Instituto CADOR

Na medicina integrativa nos baseamos no conhecimento, na prática e nas evidências para tratarmos um determinado paciente, PORÉM, medimos e avaliamos, também, a Evidência versus Avaliação do grau de Dano (ou risco) leia essa matéria.

Fazemos uma análise completa do estado INTEGRAL (físico, mental, espiritual e ambiental) do paciente para que a REAL necessidade seja encontrada e atendida.

Essa Medicina visa cuidar das pessoas, não das doenças. Focamos na pessoa como um todo para dessa forma conseguirmos tentar ajudá-la da melhor forma possível.

Dr. Lauro Marubayashi
Dra. Célia Wada

Alguns dos vários sintomas apresentados na Síndrome pós COVID – COVID- longa:

SINTOMATOLOGIAS DIFUSAS

Sintomas gerais
cansaço excessivo;
sonolência;
falta de ar;
tosse;
perda de apetite;
perda de olfato e paladar;
dores de cabeça;
dores musculares;
dores articulares;
dores abdominais;
queda de cabelo;
diarreia;
arritmia;
dor ou sensação de pressão no peito;
fibrose pulmonar;
trombose.
Sintomas cognitivos ou neurológicos
dificuldade de concentração;
dificuldade em focar em um assunto;
raciocínio lento;
prejuízo da memória;
dificuldade de aprendizado;
confusão e sensação de “névoa mental”;
dislexia e discalculia (esquecimento de palavras, dificuldade para se comunicar e para fazer contas).
Sintomas emocionais
desânimo acentuado;
ansiedade;
insônia;
depressão;
estresse;
medo (síndrome do pânico);
surto psicótico.

A sintomatologia pode vir acompanhada de um ou inúmeros sintomas. Cada paciente é único e dessa forma precisa ser tratado.