Tratamento da sinusite com acupuntura

Compartilhe

Com as mudanças de temperatura e a chegada do inverno, se iniciam os surtos das doenças respiratórias, dentre elas, a sinusite. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a acupuntura é uma forma eficiente de tratar essas e outras doenças. Quer saber como? Então, não deixe de ler esse texto sobre essa patologia e sobre como essa técnica da Medicina Tradicional Chinesa pode tratá-la.

O que é a sinusite?

É uma patologia que se caracteriza pela inflamação dos seios paranasais. Em resumo, os seios paranasais são as cavidades mucosas que estão alinhadas no crânio e se relacionam com as fossas nasais. O quadro inflamatório produz alterações nas mucosas, afetando a viscosidade das secreções e fazendo com que elas se acumulem. Esse acúmulo é o que causa a dificuldade respiratória, febre, dor de cabeça e o desconforto nos olhos. Além desses sintomas, a sinusite também caracteriza-se pela mudança na coloração das secreções, que ficam amareladas ou esverdeadas. Quando essa doença evolui, ela pode provocar uma laringite, traqueíte, bronquite aguda ou um abscesso.

Como funciona a acupuntura?

A acupuntura é uma técnica milenar de intervenção que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Em suma, ela é reconhecida pela aplicação de agulhas no paciente. O objetivo é estimular áreas específicas do corpo para promover o equilíbrio energético.  Isso porque essa terapia considera que existe uma rede de transmissão de energia em nosso corpo, que a distribui de forma equilibrada entre tecidos, órgãos, músculos, vísceras, tendões e ossos. Quando há alguma falha nessa rede de transmissão, ocorre um desequilíbrio no organismo, provocando as dores e as doenças que sentimos. A acupuntura é um tratamento não invasivo, seguro e sem efeitos colaterais, apresentando benefícios já após a primeira sessão.

Como a acupuntura enxerga e trata essa doença respiratória?

A medicina chinesa entende as causas da sinusite como fatores internos e externos. Os fatores internos referem-se aos maus hábitos alimentares, desequilíbrios energéticos orgânico-viscerais ou ao acúmulo de umidade e fleuma no organismo. Os externos são os fatores de origem climática que causam os quadros agudos da doença. Geralmente, o problema ocorre por uma associação dos dois tipos de fatores. Para a acupuntura, as causas desse problema respiratório podem ser:

  • Invasão de vento-calor;
  • Plenitude calor no pulmão;
  • Plenitude calor na vesícula biliar;
  • Umidade-Mucosidade-Calor no Baço.

O diagnóstico da causa é feito por meio da análise dos sintomas apresentados pelo paciente e, principalmente, pelo tipo de secreção que produz. A identificação da causa é o primeiro passo para iniciar o tratamento, pois os pontos de aplicação das agulhas variam de acordo com ela. No caso dessa inflamação das vias aéreas, a eletroacupuntura é mais indicada. Nesse procedimento, são colocados eletrodos nas agulhas para que haja um estímulo elétrico nos pontos de contato. Esses choques promovem o alívio da dor e a desobstrução dos seios da face. Esses benefícios são percebidos já após a primeira sessão. O tratamento para a rinite funciona do mesmo modo. Acredito que agora você já tenha entendido como a medicina chinesa pode atuar no tratamento da sinusite. Caso tenha interesse, converse com seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top